quinta-feira, 17 de março de 2011

Queime calorias brincando!!!

Quem pensa que, para queimar gordurinhas e conquistar um corpo bonito e saudável precisa se submeter às aulas monótonas e exercícios repetitivos está enganado. A modalidade que vem conquistando homens e mulheres de todas as idades chama-se jump fit – coreografias sobre um trampolim – mais conhecido como mini cama elástica.
Em uma aula de 45 minutos, é possível queimar de 400 a 900 calorias, dependendo da intensidade. Sob comando do professor, os alunos acompanham as coreografias e coordenam os movimentos. “Pular no trampolim faz bem ao corpo, ao organismo e à mente. Além de ser uma ótima maneira de livrar-se do estresse, a modalidade também auxilia no combate à celulite”, comenta a professora de educação física Cida Conti, que criou e patenteou o jump fit.
A modalidade surgiu quando Cida, por meio de estudos, criou um programa de exercícios com o mini trampolim. Testado por uma equipe de profissionais especializados na área de fisiologia e biomecânica das Universidades Metodista e Faculdades de Educação Física de Santo André (FEFISA)- foi comprovado que a utilização do equipamento ajuda a reduzir em até 80% o impacto sobre o corpo. “Por isso, o exercício diminui o risco de lesões e proporciona excelentes resultados na redução de gordura corporal e no treinamento cardiovascular e na redução da gordura corporal, evitando o risco de lesões”, afirma.
Elimine gordura localizada e previna doenças
Além de queimar calorias, os movimentos dos membros inferiores sobre o mini trampolim, fazem o músculo contrair de forma mais intensa do que nos exercícios aeróbios feitos no chão. Diferente de exercícios como corrida ou step, por exemplo, que descarregam a força corporal no solo, no jump fit ela é sobrecarregada no próprio corpo. Por isso, comparando-se outras modalidades, o exercício é capaz de fortalecer os músculos e os tecidos ósseos quatro vezes mais”, garante.
O jump fit apresenta uma grande vantagem para mulheres: é um dos exercícios mais indicados para auxiliar no combate à celulite. Os movimentos feitos sobre o trampolim, além de aumentar a circulação sanguínea, drenam a linfa, líquido que concentra toxinas.
Quem pretende trabalhar e tornear os músculos de todo o corpo, o mais indicado é optar pelas aulas de jump fit circuit. Além das nove coreografias comuns do jump fit, o circuit combina passos com exercícios localizados. Para isso, são utilizados rubber bands - kits de borrachas com alças – que trabalham braços, ombros e costas. Além do dinamismo, o circuit exige esforço da pessoa que o pratica tanto como a musculação.
A maioria dos professores reserva os dez minutos finais da aula de jump fit para fazer exercícios abdominais, para que o aluno consiga manter o corpo todo em forma com a modalidade.
Apesar do aparelho absorver o impacto, os alunos jamais deverão fazer as aulas sem uso do tênis. Neste caso, Tatiany recomenda o uso dos tipos mais comuns. “É necessário usar o calçado apropriado para diminuir o risco de lesões. Não é obrigatório ter amortecedor, mas os alunos deverão dar preferência aos modelos com solado plano”, avisa.



Divirta-se e queime calorias pulando no mini trampolim!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário